Desmatamento na Amazônia diminui em 2010

Fontes: www.madeiratotal.com.br e noticias.terra.com.br

O desmatamento da Amazônia caiu 74% entre 2004 e 2010. Este é o resultado do relatório formulado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), que foi apresentado nessa terça-feira durante o seminário da Avaliação do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento da Amazônia Legal (PPCDAm), realizado no hotel Lakeside.

O PPCDAm, que é um instrumento para a operação de planos estratégicos do Governo Federal para a região, apontou uma taxa anual de 27,4 mil km² em 2004, e o número reduziu para 6,5 mil km² em 2010. Segundo o relatório, a “Operação Disparada”, deflagrada pelo Ibama para combate ao desmatamento ilegal no local e as parcerias entre Estados, municípios e instituições da sociedade são algumas das causas da diminuição do desmatamento. O MMA afirmou que a Operação Arco Verde está transformando a realidade da região, com planos de trabalho locais para diferentes níveis administrativos, com o objetivo de iniciar processos de produção sustentável – focos da terceira fase do PPCDAm.

O seminário da PPCDAm, que foi finalizado na manhã dessa quarta-feira, reuniu representantes de países como a Colômbia, Suriname e Indonésia. A comissão responsável pela execução do plano de ação para a mudança do modelo de desenvolvimento para a Amazônia é constituída por 13 ministérios. “Esse é um diálogo com os representantes dos países que aceitaram o convite do Governo Brasileiro”, assegurou Mauro Pires, diretor de Políticas de Combate ao Desmatamento. O plano é constituído por três eixos: monitoramento de controle, ordenamento fundiário e territorial, além de iniciativas de fomento a atividades produtivas sustentáveis.

As metas da iniciativas fazem parte da Política Nacional de Mudanças Climáticas, que prevê a redução de 80% do desmatamento da Amazônia Legal até 2020, tendo como ponto de partida os 19,5 mil km² desmatados em 2002.

About these ads

Sobre Madeiras Vivá

Saiba mais visitando nossa empresa!
Esse post foi publicado em Notícia e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s